Conheça os Principais Alimentos Antioxidantes do Mercado

Para obter uma dieta o mais saudável possível, precisamos consumir alimentos ricos em antioxidantes, ou seja, eles contêm uma fonte importante dessa substância que nos protege dos temidos radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento prematuro das células e por um grande número de doenças . 

Em seguida, mostramos quais alimentos são os mais ricos em antioxidantes, para que você possa incluí-los em sua dieta.

Brócolis

Este vegetal crucífero é essencial para a nossa saúde, por isso não deve faltar na nossa cozinha. Possui importantes propriedades anticâncer, pois possui um fito nutriente chamado sulforafano. 

Também possui um alto teor de vitaminas A, C, E e minerais como zinco ou potássio. Também é muito útil contra a constipação graças ao seu teor de fibras e nos protege da pressão alta devido ao seu teor de cromo, um mineral responsável pela regulação da glicose no sangue.

Chá verde

Chá verde, um magnífico antioxidante.

O chá verde é um tipo de chá que não sofreu oxidação durante o processamento porque as folhas são colhidas frescas e depois secas. Possui um conteúdo muito alto de polifenóis, que funcionam no corpo com outros produtos químicos para aumentar os níveis de oxidação da gordura. 

Evidentemente, o chá verde também tem efeitos anticâncer, como alguns estudos revisaram e consumidos com moderação reduz o risco de morte por doença cardiovascular. 

Estima-se que é melhor beber cerca de duas ou três xícaras de chá verde por dia para encontrar todos os benefícios que isso traz para o nosso corpo.

Veja também: Além do chá verde, o lift chá é um ótimo chá que ajuda em várias funções do organismo, sendo a principal delas a perda de peso.

Tomate

A principal vantagem do tomate é que ele pode ser consumido de várias maneiras, como saladas, molhos ou sucos. Protege nossa saúde e combate o envelhecimento graças aos seus antioxidantes, entre os quais o licopeno certamente se destaca. 

Foi demonstrado que o licopeno ou as substâncias que o contêm são capazes de reduzir a síntese de colesterol, diminuir a oxidação do LDL, contribuir para a queda de pressão em pacientes hipertensos e desenvolver um efeito antitrombótico, reduzindo a ativação e agregação plaquetária.

Alcachofras

As alcachofras têm uma grande quantidade de fito nutrientes e polifenóis, por isso são um antioxidante fantástico.

Além disso, possui outras qualidades: são diuréticos, ajudam a combater os triglicerídeos no sangue e regulam nosso colesterol, e suas propriedades digestivas o tornam ideal para o tratamento de doenças como ácido úrico, reumatismo e pedras na vesícula biliar. 

Também está relacionado à saúde da memória. Em suma, alcachofra é um superalimento.

Alho

Tem eficácia comprovada na luta contra todos os tipos de doenças, do câncer ao resfriado comum. 

Também aumenta a produção de testosterona para construir músculos e diminui o estresse do hormônio cortisol. 

Como se isso não bastasse, melhora a função do sistema imunológico e da função hepática e fornece vitamina B6, vitamina C, selênio e manganês. Cozinhar com alho é sinônimo de saúde e, com 2-3 dentes de alho diariamente, garantiremos seus benefícios.

Canela

Além de ser deliciosa e poder usá-la em diferentes tipos de sobremesas, a canela tem sido usada como um agente antifúngico e melhora a digestão. Como muitas outras especiarias, é antimicrobiano, ajuda a combater o mau hálito e é de grande interesse para melhorar a sensibilidade à insulina. 

Também é um potente antioxidante e protege contra o câncer colorretal. No entanto, nem toda a canela é a mesma: existem dois tipos, Cassia (que possui um alto nível de cumarina, que em grandes quantidades pode representar uma ameaça para o fígado) e Ceilão. 

Finalmente, a canela é uma ótima fonte de cálcio, por isso também pode nos ajudar a manter nossos ossos fortes.

Chocolate preto

Quanto mais cacau você tiver, melhor. É considerado chocolate escuro quando tem um mínimo de 70%. 

O único problema é que o chocolate amargo é bastante calórico, por isso temos que tomá-lo com moderação. Contém antioxidantes muito importantes para a nossa saúde, como flavonóides e polifenóis, ajudam a libertar o corpo dos radicais livres e possui gorduras saudáveis. 

Além disso, estimula a produção de endorfinas, os hormônios do prazer e da felicidade, e é delicioso, o que é mais importante.

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